Dra Natasha Inspira

Tratamento de botox: para que serve?

Ainda há certo preconceito contra procedimentos estéticos de harmonização facial, mas muitos homens têm começado a ignorar estes ruídos. A aplicação de botox é uma das saídas mais fáceis para alcançar certo rejuvenescimento, além de aliviar problemas crônicos, como enxaquecas causadas por tensão muscular. E, convenhamos, não há nada de errado em cuidar da beleza, elemento tão importante para nosso bem-estar. Como restam algumas dúvidas entre o público masculino sobre o botox, nós conversamos com a médica dermatologista Natasha Crepaldi para entender os benefícios e aprender mais sobre o procedimento.

O BOTOX ALIVIA AS EXPRESSÕES DO ROSTO
Existem atualmente diversos motivos para buscar um tratamento de botox, mas o viés estético ainda é o mais forte. “As pessoas procuram o botox porque já não se identificam com as novas emoções transmitidas pelo rosto com linhas e rugas de expressão. Querem se sentir melhor, eliminando, por exemplo, pés de galinha ou a ‘ruga do bravo’, caracterizada por uma expressão constante de braveza”, conta a médica. “A aplicação tem como principal efeito melhorar estas linhas na face e no pescoço.”

CERTAS APLICAÇÕES TRAZEM TAMBÉM BENEFÍCIOS À SAÚDE
Apesar da ação sobre as rugas ser seu atributo mais chamativo, o tratamento de botox pode ser eficaz para amenizar certas condições de saúde. “Há também aplicações que não se voltam somente para a estética. Aplicar no masseter, um músculo mastigatório, pode melhorar casos de bruxismo e apertamento dos dentes; nas axilas, mãos e pés, evita sudorese excessiva; há inclusive estudos mostrando melhora em quadros de depressão”, elenca dra. Natasha. “É possível também aplicar no couro cabeludo para aliviar enxaquecas e cefaleias tensionais e combater o suor excessivo”, que pode ocasionar caspa, seborreia e espinhas na cabeça.

A APLICAÇÃO DO BOTOX É SIMPLES E TRAZ RÁPIDOS RESULTADOS
Por conta dos efeitos grandiosos, há quem pense que o uso do botox envolve passos longos e complicados, mas a realidade é justamente o inverso. “O processo é feito em cerca de 15 minutos, através da injeção da toxina botulínica líquida na área desejada”, explica a dermatologista. “A partir daí, ela faz o relaxamento da musculatura local, evitando que a pele se movimente muito e forme rugas na região.” Para completar, os resultados não demoram a ser notados. “De três a cinco dias após a aplicação é possível perceber os efeitos; o resultado final costuma aparecer por volta do 15º dia”, informa dra. Natasha. “A reaplicação depende muito da indicação. Para estética, entre 4 e 6 meses após a primeira injeção. Para sudorese excessiva, geralmente a aplicação é anual.”

O PROCEDIMENTO É DE BAIXO RISCO
Muitas pessoas têm receio de tratamentos estéticos, mas a aplicação de botox é bastante segura. “Em mãos experientes, praticamente não há riscos ou efeitos colaterais”, assegura a médica. “Mas há contraindicações, como ferimentos no local da aplicação, uso de alguns tipos de antibióticos e doenças musculares.” Portanto, para afastar contratempos, não esconda nada de seu dermatologista, além de escolher um profissional bem capacitado, que entenda as nuances de gênero inclusas no procedimento. “Tanto o padrão quanto a força da musculatura são diferentes em homens e mulheres. Além disso, caso os traços especificamente masculinos e femininos não sejam respeitados, pode-se transformar o rosto em uma caricatura”, completa a especialista.

NÃO HÁ CUIDADOS ESPECIAIS PARA A PELE COM BOTOX
Ao contrário do que se imagina, a pele injetada com toxina botulínica não requer cuidados específicos contínuos. “Somente nas quatro horas seguintes à aplicação é orientado não massagear a região e não deitar. Deve-se também evitar exposição solar excessiva nas primeiras 24 horas”, recomenda a dermatologista. Fora isso, você pode cuidar normalmente da pele, seguindo um bom skincare tradicional para seu tipo de pele.

Natasha Crepaldi é médica dermatologista com graduação e mestrado na UFMT. Membro efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD), da American Academy of Dermatology (AAD) e da Academia Europeia de Dermatologia e Venereologia (EADV), atua em Cuiabá, no Mato Grosso. | Site .

Por Daniel Schulze

Confira no site Preparado pra Valer

Compartilhe este conteúdo

Enviar Mensagem

Iniciar Conversar

Nosso Número

Clique para Ligar

Dra Natasha Inspira

Ver Lista de Posts