Tabagismo e a pele

Escrevi um artigo para o site Mídia News e compartilho aqui com vocês:

Diariamente, vejo pessoas caminhando no parque, praticando atividade física, cuidando da alimentação ou fazendo tratamentos dermatológicos para se sentirem mais bonitas, buscando plenitude e bem-estar, porém quando vão para a balada, acendem o cigarro. Um erro crucial. O cigarro é inimigo da pele, dos cabelos, das unhas. Até mesmo a celulite piora a partir do mau hábito.

O cigarro faz mal para a saúde e ponto. O tabagismo afeta todos os órgãos do corpo humano, tendo relação direta com mais de 50 doenças. Pesquisas indicam que a fumaça, não só do cigarro como outros derivados do tabaco, possui uma média de 60 substâncias cancerígenas e mais de quatro mil substâncias tóxicas. E o que é alarmante, a Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que pelo menos um terço da população mundial adulta ainda seja fumante.

O resultado na pele é devastador. Vários são os efeitos na pele: o cigarro induz a produção de uma enzima que destrói a matriz de colágeno da pele, provocando flacidez mais precoce. O risco de câncer de pele está aumentado e a psoríase costuma ser mais grave em fumantes.

Estudo feito com gêmeos, em que somente um tem o hábito de fumar, evidenciou que o fumante pode aparentar até oito anos mais velho que o irmão. Pesquisas americanas mostram que cada dez anos de uso de cigarros correspondem a dois anos e meio a mais de envelhecimento.
O cigarro faz mal para a saúde e ponto. O tabagismo afeta todos os órgãos do corpo humano, tendo relação direta com mais de 50 doenças

O cigarro, assim como no pulmão, causa a diminuição da circulação sanguínea na pele, a vasoconstrição. Com a chegada menor de sangue no local, as fibras colágenas e elásticas diminuem. E são elas as responsáveis pela firmeza da pele. Um só cigarro deixa a cútis por cerca de 48 horas sofrendo com a restrição de sangue.

Quem fuma, tem aumentada a atividade da enzima chamada elastase, o que resulta em formação defeituosa da elastina, tornando a pele mais espessa e fragmentada. Assim, a cútis vai ficando com uma coloração amarelada e com mais rugas, principalmente ao redor dos lábios e dos olhos.

Basta olhar para os lábios de um fumante que percebe-se o “código de barras”, aquelas linhas ao redor da boca e ainda a diminuição dos lábios. Vale destacar que os músculos da face são interligados, portanto com o aparecimento de rugas por toda a face, é comum o surgimento das bolsas e sulcos mais precocemente. E tem mais, pessoas com predisposição genética a olheiras percebem piora do problema após se tornarem tabagistas.

Assim como as olheiras, a celulite também se agrava. E para quem reclama de queda de cabelos, o cigarro é potencializador do problema. Devido ao dano na microcirculação sanguínea, o fumo leva a uma diminuição no aporte de nutrientes e oxigênio nas células. Os cabelos ficam com menos viço, ressecados, opacos e com maior índice de queda. A calvície tanto masculina quanto feminina também são mais graves em fumantes.

Hoje, 29 de agosto, é o Dia Nacional de Combate ao Fumo. E quem quer viver bem, e em plenitude, precisa apagar essa ideia, afinal saúde, beleza e bem-estar estão interligados com os bons hábitos.

NATASHA CREPALDI é médica especialista e mestre em dermatologia, membro efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD), da American Academy of Dermatology (AAD), e da Academia Europeia de Dermatologia e Venereologia (EADV).

Dra. Natasha Crepaldi
Postagens

Exclusividades para Você

XIX Jornada Internacional de Cosmiatria

Durante três dias, a 19ª Jornada Internacional de Cosmiatria reuniu no Rio de Janeiro ce…

World Experts Meeting LATAM 2018 | Rio de Janeiro

Evento que Dra. Natasha e Dra. Kelly participaram no Rio de Janeiro nos dias 11 e 12 de Ma…

Vogue: dermatologistas da Crepaldi explicam sobre lifting

As dermatologistas Natasha Crepaldi e Kelly Da Cas são destaques em matéria da Vogue sob…

Convênios Aceitos

BRADESCO - UNIMED
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.