Dra Natasha Inspira

Como diminuir a irritação da pele ao raspar os pelos do corpo?

Raspar os pelos do corpo pode ser um grande desafio. Isso porque esse simples hábito pode agredir um pouco a pele e resultar em sensibilidade, vermelhidão e descamação, especialmente nos donos de pele sensível. A boa notícia é que existem alguns cuidados simples e práticos que podem amenizar essa irritação após a depilação. Ficou interessado no assunto? Confira as dicas que a dermatologista Natasha Crepaldi revelou para equipe #PreparadoPraValer!

Entenda o que causa a irritação da pele ao raspar os pelos do corpo

Antes de descobrir como acalmar a pele após a depilação, é importante entender os fatores que resultam no quadro. De acordo com a dermatologista Natasha, as principais causas podem estar ligadas ao momento pré-depilatório. “As irritações podem ser causadas tanto pelo mau preparo prévio da pele, como é o caso da pele já com foliculite, como pelo uso de giletes velhas e sem a técnica adequada”, afirma. Além disso, os seus hábitos diários depois de raspar os pelos do corpo podem resultar na inflamação. “A ausência de cuidados, como o uso de produtos calmantes, o atrito de roupas e a exposição solar podem contribuir para o quadro”. Então, já sabe, né? É necessário preparar a pele antes e depois do processo para diminuir as chances de irritação.

Optar por lâminas de boa qualidade pode evitar a inflamação da pele

Uma das principais causas das irritações da pele após barbear é o uso de lâminas cegas, velhas ou de má qualidade. Por isso, Natasha adianta: antes de utilizar o produto, certifique-se de que ele esteja em bom estado. “Quanto mais velha a lâmina, maior o risco de machucar a pele, já que fica mais difícil o corte dos pelos, tendo que pressionar mais para o mesmo resultado”, explica. Outra desvantagem da baixa qualidade do produto é a proliferação bacteriana – que também favorece a irritação da pele. Para aumentar a durabilidade do seu barbeador, é necessário limpá-lo com água durante e após a depilação e secá-lo após o uso. Na hora da escolha do seu barbeador, vale se atentar à quantidade de lâminas do aparelho. “Isso porque elas se acoplam às dobras da pele e à anatomia dos pelos, facilitando o corte e reduzindo os riscos de irritações”, conta a especialista.

A alimentação também pode ajudar a acalmar a pele no pós-depilatório

Você pode até duvidar, mas a alimentação também pode influenciar na irritação da pele após a depilação. “Uma dieta inadequada pode provocar alergias e espinhas na pele, o que implica diretamente em irritações e traumas no momento de raspar os pelos do corpo”, revela. Para amenizar o incômodo, o truque é apostar na ingestão de água para recuperar e tratar os danos causados pela inflamação na pele. “Consumir, pelo menos, dois litros de água por dia pode ajudar a garantir uma pele mais macia e com menos fissuras, facilitando o deslize da lâmina e reduzindo traumas”, afirma. Lembre-se: a hidratação deve ser prioridade.

Investir em produtos com ativos calmantes é fundamental para recuperar a pele após a depilação

Os cuidados não acabam por aí: quando acabar de raspar os pelos do corpo, é importante aplicar produtos com ação calmante para recuperar a pele depois do processo. “Cremes ou géis calmantes, loções pós-barba e pós-depilatórios que contenham ativos como camomila, aloe vera e chá verde podem ser grandes aliados nessa etapa”, aconselha a dermatologista. Além disso, vale lembrar que é importante evitar os produtos que não são adequados para a pele sensibilizada, já que eles podem cooperar na obstrução dos poros, causando pelos encravados e piorando a irritação da pele.

Veja 3 cuidados para diminuir a irritação e inflamação da pele

  • Quem não possui a pele sensível, pode esfoliar a pele cuidadosamente na véspera da depilação. Dessa forma, é possível remover tampões de folículos entupidos e deixar a região mais macia e uniforme;
  • Faça a depilação após o banho. Nesse momento, os pelos tendem estar amolecidos, o que gera um atrito menor;
  • Deslize o aparelho de barbear sempre no sentido de crescimento dos pelos para evitar pequenos traumas na pele.

 

Fonte: https://www.preparadopravaler.com.br/noticia/como-diminuir-a-irritacao-da-pele-ao-raspar-os-pelos-do-corpo_a33194/1

Compartilhe este conteúdo

Enviar Mensagem

Iniciar Conversar

Nosso Número

Clique para Ligar

Dra Natasha Inspira

Ver Lista de Posts