Campanha Dezembro laranja alerta para o câncer de pele

Dezembro é laranja. A ideia da campanha do câncer de pele da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) é conscientizar sobre a doença. Em 2019, além de alertar a população sobre a prevenção desde a infância, a iniciativa tem como objetivo principal informar sobre os sinais do câncer de pele para diagnóstico e tratamento precoces, aumentando as chances de cura na grande maioria dos casos.

A ação é realizada pela SBD desde 2014 em parceria com instituições públicas e privadas, reforçando que a melhor forma de evitar a doença é por meio de medidas fotoprotetoras, bem como as visitas regulares ao médico dermatologista.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), anualmente, são diagnosticados 180 mil casos novos da doença, ou seja, um em cada quatro casos novos de câncer no Brasil é de pele. Para se ter uma ideia, quase 90% dos casos existentes são de carcinomas. Esses tumores têm letalidade baixa, mas provocam cerca de 1.900 óbitos a cada ano no nosso País. Menos comum, o câncer melanoma é o tipo mais agressivo e, por este motivo, causa mais de 1.700 óbitos anualmente.  O câncer de pele avançado pode se espalhar pelo resto corpo, para o cérebro, pulmão, fígado, ossos.

É uma doença silenciosa.  Mas nem todo câncer de pele é igual, porém a prevenção é a mesma para todos. E o primeiro item da prevenção é: protetor solar. É essencial se proteger do sol com roupas com foto proteção, chapéus de abas largas, guarda-sol, luvas e calças (no caso dos trabalhadores rurais), e a não exposição ao sol entre 10 e 16 horas. Os cuidados devem começar desde a infância, pois o sol tem poder acumulativo.

Observe seu corpo, procure por pintas, casquinhas, feridas que não cicatrizam e lesões que sangram espontaneamente. Mas atenção, nem toda pinta é câncer. Vale perceber se o sinal se enquadra na regra ABCDE (A de assimetria, B de bordas irregulares, C de corres variadas, D de diâmetro maior que 6mm e E de evolução). Ficou em dúvida? Procure um dermatologista. 

 

Dra. Natasha Crepaldi
Postagens

Exclusividades para Você

XIX Jornada Internacional de Cosmiatria

Durante três dias, a 19ª Jornada Internacional de Cosmiatria reuniu no Rio de Janeiro ce…

World Experts Meeting LATAM 2018 | Rio de Janeiro

Evento que Dra. Natasha e Dra. Kelly participaram no Rio de Janeiro nos dias 11 e 12 de Ma…

Vogue: dermatologistas da Crepaldi explicam sobre lifting

As dermatologistas Natasha Crepaldi e Kelly Da Cas são destaques em matéria da Vogue sob…
Avaliação gratuita

com nosso time de esteticistas. 

Convênios Aceitos

BRADESCO - UNIMED