Dezembro é laranja. A ideia da campanha do câncer de pele da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) é conscientizar sobre a doença. Em 2019, além de alertar a população sobre a prevenção desde a infância, a iniciativa tem como objetivo principal informar sobre os sinais do câncer de pele para diagnóstico e tratamento precoces, aumentando as chances de cura na grande maioria dos casos.
A ação é realizada pela SBD desde 2014 em parceria com instituições públicas e privadas, reforçando que a melhor forma de evitar a doença é por meio de medidas fotoprotetoras, bem como as visitas regulares ao médico dermatologista.
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), anualmente, são diagnosticados 180 mil casos novos da doença, ou seja, um em cada quatro casos novos de câncer no Brasil é de pele. Para se ter uma ideia, quase 90% dos casos existentes são de carcinomas. Esses tumores têm letalidade baixa, mas provocam cerca de 1.900 óbitos a cada ano no nosso País. Menos comum, o câncer melanoma é o tipo mais agressivo e, por este motivo, causa mais de 1.700 óbitos anualmente. O câncer de pele avançado pode se espalhar pelo resto corpo, para o cérebro, pulmão, fígado, ossos.
É uma doença silenciosa. Mas nem todo câncer de pele é igual, porém a prevenção é a mesma para todos. E o primeiro item da prevenção é: protetor solar. É essencial se proteger do sol com roupas com foto proteção, chapéus de abas largas, guarda-sol, luvas e calças (no caso dos trabalhadores rurais), e a não exposição ao sol entre 10 e 16 horas. Os cuidados devem começar desde a infância, pois o sol tem poder acumulativo.
Observe seu corpo, procure por pintas, casquinhas, feridas que não cicatrizam e lesões que sangram espontaneamente. Mas atenção, nem toda pinta é câncer. Vale perceber se o sinal se enquadra na regra ABCDE (A de assimetria, B de bordas irregulares, C de corres variadas, D de diâmetro maior que 6mm e E de evolução). Ficou em dúvida? Procure um dermatologista.
Sempre foi muito curiosa e buscou aperfeiçoamento na área pela qual é apaixonada e transmite isso com naturalidade a todos os que a conhecem. A ideia da clínica surgiu a partir do desejo de ter um espaço englobando saúde e beleza, trazendo conhecimento, qualidade, inovação e tecnologia de ponta para o Mato Grosso
A Clínica Crepaldi nasceu no final de 2008, com uma sala e uma secretária compartilhada, começaram os trabalhos, sempre com muitas horas de dedicação e sem recursos financeiros externos. Esse cenário exigiu muito foco e empenho para que o sonho se tornasse realidade.
- Quanto Custa um Day Spa e Quais os Serviços Oferecidos? - 15 de abril de 2025
- Para que Serve uma Massagem Relaxante e Onde Realizar? - 13 de abril de 2025
- Tratamento Estético Legacy: Inovações para Rejuvenescimento - 31 de março de 2025